Alice.

ALICE

ALICE é o nome de um laboratório do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de São João del-Rei. O nome do laboratório é acrônico para Arts Lab in Interfaces, Computers e (Education, Exceptions, Experiences, Entertainment, Environment, Entropy, Errors, Everything, Else and Etcetera ...).

Este nome também é uma boa dica para entender alguns conceitos sobre o laboratório.

Em primeiro lugar, uma referência direta ao livro de Lewis Carroll, Alice no país das maravilhas, pode trazer a ideia de algum absurdo, fantasia e ideias peculiares que poderiam nortear as pesquisas em laboratório. Lewis Carroll, um matemático, usava a lógica para entreter a criança e criar arte. Certamente não é um laboratório “realmente sério” e acreditamos que seja possível ter ciência da computação interessante envolvendo, matemática, artes e humanidades.

Em segundo lugar, é um Art Lab. A presença da arte no nome pode ser outra boa dica para entender que estamos preocupados com o processo criativo e com alguma efêmera criação de software, performance de grupo e logo. Também nos preocupamos com as interfaces e como o homem pode interagir com o mundo, principalmente quando envolve computadores para realizar essa interação.

Em terceiro lugar, as possibilidades infinitas de um nome aberto, que inclui todo o resto, podem realmente ser uma boa chance de manter a mente aberta ao pensar em ciência da computação e pesquisa artística.

Nossa pesquisa atual envolve:

Quem somos nós?

A maior parte dos membros deste laboratório são estudantes de graduação em ciência da computação, estudando ciência da computação. Há também alunos de mestrado em ciência da computação (PPGCC - Programa de Pos Graduação em Ciência da Computação) e alunos de mestrado em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade (PIPAUS - Programa Interdepartamental de Pós-graduação Interdisciplinar em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade).

Desde que ALICE passou a ser um laboratório de criação artística, alguns alunos de Música, Filosofia, Artes Cênicas, Artes Aplicadas, Música e também professores de diversas áreas se juntaram a nós em nossos projetos.

Orchidea

O desenvolvimento da Arte no ALICE é feito pela Orchidea - Orquestra de Ideias.

A Orchidea tem como foco o desenvolvimento da arte colaborativa e a criação de um ambiente que englobe estudantes de diversas áreas, seja teatro, música, informática, arquitetura, filosofia e outras, para criar arte juntos.

Ao se aproximar desse conceito transdisciplinar, Orchidea acaba sendo um ambiente bastante promissor em relação ao aprendizado coletivo dos alunos, visto que alunos de diferentes áreas possuem habilidades distintas, que em grupo, podem ser compartilhadas, fazendo com que os alunos se ajudem entre si. , superando suas dificuldades. Inicialmente, a ideia do nome do grupo surgiu em 2015, com a implantação da ferramenta chamada Orchidea. Esta ferramenta era uma aplicação mobile, implementada em Java, cuja finalidade era possibilitar a criação de uma orquestra móvel. O aplicativo foi desenvolvido por um aluno de graduação que, ao final da monografia, acabou não dando continuidade ao projeto.

Em 2016, como resultado final da disciplina de Introdução à Computer Music, o Orchidea foi retomado, ganhando uma segunda versão, agora baseada na API Web Audio e em sensores de dispositivos móveis. Finalmente, em 2018, com base na necessidade de criar arte e estudar novos conceitos estéticos associados às tecnologias, nosso grupo de arte digital foi finalmente criado.

Atualmente, a Orchidea possui alunos de graduação e pós-graduação, e seus objetivos podem ser descritos como:

Universidade Federal de São João del-Rei – UFSJ
Campus Tancredo de Almeida Neves – CTAN